Dupla Cidadania Alemã

Se você tem antepassados alemães, veja a seguir como deve proceder para verificar se tem o direito e para obter a cidadania alemã.


Em princípio, o processo se resume em comprovar que você tem antepassados alemães, apresentando todos os documentos necessários para tal comprovação. Caso ainda não tenha esses documentos em mãos, será necessário providenciá-los, o que pode implicar em pesquisas demoradas, também em cartórios alemães.

O princípio de descendência ou filiação (princípio do “ius sanguinis“) orienta-se pela nacionalidade dos pais: filhos de pais alemães recebem automaticamente a cidadania alemã, mesmo que somente o pai ou a mãe seja alemão/alemã. O princípio “ius sanguinis” é aplicado independentemente do local de nascimento do filho/filha.

Repare que, apesar de se chamar “ius sanguinis“, esse princípio não quer dizer que você tem que ter “sangue alemão”, que é algo que não existe. Isso significa que você tem que ser descendente de alemão, mesmo que o alemão em questão tenha sido um estrangeiro que se naturalizou alemão no passado.

Brasileiros que adquirem a cidadania alemã (seja por descendência/filiação ou por naturalização) não perdem a cidadania brasileira e passam a ter dupla nacionalidade.

Se os pais não forem casados e somente o pai possuir a cidadania alemã, é necessário que o pai reconheça legalmente a paternidade antes do filho/da filha completar 23 anos de idade.

Muitas pessoas até sabem que são descendentes de alemães, mas não sabem quem na família era alemão. Muitos escutam que é foi o avô e depois descobrem que era o trisavô ou mesmo outras gerações anteriores. Por isso, é importante não confiar 100% em histórias de família! Confie em documentos! As histórias de família são importantes como pistas básicas para iniciar uma pesquisa, mas nunca podem ser encaradas como verdades absolutas. Apenas os documentos e certidões, que comprovem nascimento, casamento, etc. podem indicar quem foi o parente alemão de verdade.

Se você ou sua família não tem ideia da história de seus antepassados, você poderá tentar pesquisar por conta própria em sites de genealogia ou contratar um genealogista para montar sua árvore genealógica! Procure um de sua confiança ou peça recomendações, por exemplo, no grupo Cidadania Alemã: Área Livre (deutsche Staatsangehörigkeit).

Outras Cidadanias